Select
Design Editorial
data
6, 7 e 8 de Abril
horário
19h30 às 21h30 e 10h às 17h
valor
R$ 480,00

A ideia do workshop é apresentar o Design Editorial como uma área específica do Design Gráfico que se concentra na produção de publicações (livros, catálogos, guias e periódicos em geral – jornais e revistas). O curso terá foco na produção de livros.

Aula 1

  • Apresentação
  • Oportunidades de trabalho/ mercado
  • Breve panorama histórico
  • Tipos de livros
  • Por onde começar? Organize-se!
  • Vamos começar o projeto gráfico?
  • Leitura dos originais- conceito e linguagem; formatos; margens; definição do tipo da letra – legibilidade e design; mancha de texto e modulação; inserção e correção do texto; simbologia para correção.
  • Exemplos de projeto. Apresentação do glossário.
  • Exercício de modulação.

Aula 2

  •  Tirando as dúvidas do projeto gráfico.
  • Principais softwares de editoração; cuidados na montagem do arquivo e na finalização de trabalhos, tratamento de imagens, envio de arquivos no formato PDF.
  • A Capa do Livro – o que as editoras querem – Inovação, a disputa pelas vitrines e o papel do designer.
  • Ler os originais (ou parte deles); os elementos essenciais da capa – aqueles que NUNCA podemos esquecer; imagem e ilustração: os novos bancos de imagens a 1 dólar.
  • Montando a embalagem completa!
  • Orelhas, quarta-capa e Lombada. O segredo está nos detalhes.
  • Proposta de projeto gráfico para a capa do livro – para a aula 3

Aula 3

  • Apresentação dos projetos gráficos de miolo.
  • Desenvolvimento dos projetos gráfico de capa.
  • Acabamentos e recursos gráficos – vernizes, relevos e facas especiais.
  • Capa brochura, sobrecapa, capa dura e capa flexível.
  • Os Papéis mais utilizados.

Aline Haluch é designer formada pela UFPR, mestre em Design pela PUC-Rio, sócia e coordenadora dos projetos de design editorial do Studio Creamcrackers Design, onde são desenvolvidas publicações completas: capas de livros, ilustrações, projetos gráficos e diagramações. Lecionou no curso de graduação em Design Gráfico da Faculdade Senac (RJ) por dois anos, onde ganhou experiência acadêmica. Publicou o Guia prático de design editorial: criando livros completos, pela 2Ab Editora, o ensaio “A Maçã: renovação editorial na década de 1920” do livro O design brasileiro antes do design, organizado por Rafael Cardoso e editado pela Cosac Naify e A Maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX, pela Editora Senac Rio de Janeiro; este último foi selecionado entre os melhores trabalhos escritos para a exposição do 30º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: necessário trazer um notebook com o programa INDESIGN instalado.

 

R$480,00 Comprar

Política de Cancelamento

Cancelamento por parte do Aluno para Cursos e Oficinas

Com até 15 dias antes do início do curso ou oficina: reembolso ou crédito integral. Com prazo entre 15 e 02 dias antes do início: reembolso ou crédito de 50%. Menos de 48 horas antes do início: não há restituição. O cancelamento do curso ou oficina deve ser feito por escrito, via e-mail para financeiro@studio512.com.br

Cancelamento por parte do Studio 512

O cancelamento poderá ser feito até 48 horas antes do seu início, caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior. Em tais circunstâncias, os valores pagos podem ser convertidos em créditos no Studio 512 ou serão restituídos integralmente após o envio dos dados bancários por e-mail.

As vagas são limitadas. Apenas o pagamento garante a vaga em qualquer curso do Studio 512.


Carregando